-
Arquitetos: Studio Fuksas
- Área: 2900 m²
-
Fotografias:Joel Rookwood, Dennis Esakov, Archivio Fuksas, Sophia Arabidze, Nikolay Kaloshin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo da sala de concertos e do centro de exposições do parque Rhilke em Tsibili, Geórgia, consiste em dois elementos de formas suaves que convergem em um mesmo edifício ancorado à um muro de arrimo que estabelece o limite do parque urbano às margens do Rio Kura. Cada elemento acolhe um determinado espaço programático: a sala de concertos e o centro de exposições.
O volume mais ao norte abriga a sala de concertos com capacidade para 566 espectadores, além do foyer, espaços de apoio e áreas técnicas, enquanto que o edifício oposto acomoda os espaços programáticos do centro de exposições.
Este segundo volume é um espaço completamente aberto e acessível, estabelecendo um ponto de conexão entre o edifício e o espaço público do parque.
O Foyer da sala de concertos, pelo contrário, encontra-se elevado do térreo, permitindo que os visitantes possam usufruir das mais belas vistas panorâmicas para o parque e o skyline de Tbilisi. O complexo cultural do parque Rhilke, desta forma, se materializa como um periscópio que olha em direção ao rio, emoldurando a centro histórico da Velha Tbilisi.